quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Política Peruana

  Nos últimos anos, o Peru tem alternado períodos de democracia com ditaduras. O atual chefe de Estado Peruano, Alan Garcia, foi eleito por voto popular em 2006. Seu partido,a Aliança Revolucionária Popular Americana, representa a velha-guarda da política peruana.  O Peru segue a estrutura de três poderes constitucionais: Executivo, Legislativo e Judiciário. O Chefe executivo, o presidente, é eleito por eleições nas quais o voto é obrigatório para homens e mulheres entre 18 e 70 anos. Após eleito, escolhe o primeiro-ministro e juntos escolhem o resto do ministério. O Presidente da República pode se reeleger por duas vezes consecutivas, tenda cada mandato a duração de cinco anos.
O Legislativo peruano é unicameral, ou seja, há apenas uma instancia deliberativa. Neste caso há a ausência de senado. As decisões tomadas na assembléia legislativa podem ser vetadas pelo Presidente do Executivo. Os representantes legislativos são eleitos para mandatos de cinco anos. O Congresso peruano é composto atualmente pelo Aliança Revolucionária Popular Americana, partido do presidente da República  (com 36 cadeiras) Partido Nacionalista Peruana (23 representantes), União para o Peru(19 cadeiras), Unidade
Nacional (15 cadeiras), a Aliança para o Futuro (13 cadeiras), a Aliança Parlamentar (9) e o Grupo Parlamentar Democrático Especial (5 lugares). 
   O Grande desafio para a democracia peruana é diminuir a corrupção nestes poderes e criar maior independência entre eles. Seqüências de ditaduras deixaram um legado de ingerências do executivo nos outros poderes. Isso dificulta a implementação e fiscalização de políticas e ações independentes e de longo prazo.

2 comentários:

  1. Tem algum resumo sobre esse assusnto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nos últimos anos, o Peru tem alternado períodos de democracia com ditaduras. O atual chefe de Estado Peruano, Alan Garcia, foi eleito por voto popular em 2006. Seu partido,a Aliança Revolucionária Popular Americana, representa a velha-guarda da política peruana. O Peru segue a estrutura de três poderes constitucionais: Executivo, Legislativo e Judiciário. O Chefe executivo, o presidente, é eleito por eleições nas quais o voto é obrigatório para homens e mulheres entre 18 e 70 anos. Após eleito, escolhe o primeiro-ministro e juntos escolhem o resto do ministério. O Presidente da República pode se reeleger por duas vezes consecutivas, tenda cada mandato a duração de cinco anos.
      O Legislativo peruano é unicameral, ou seja, há apenas uma instancia deliberativa. Neste caso há a ausência de senado. As decisões tomadas na assembléia legislativa podem ser vetadas pelo Presidente do Executivo. Os representantes legislativos são eleitos para mandatos de cinco anos. O Congresso peruano é composto atualmente pelo Aliança Revolucionária Popular Americana, partido do presidente da República (com 36 cadeiras) Partido Nacionalista Peruana (23 representantes), União para o Peru(19 cadeiras), Unidade Nacional (15 cadeiras), a Aliança para o Futuro (13 cadeiras), a Aliança Parlamentar (9) e o Grupo Parlamentar Democrático Especial (5 lugares).
      O Grande desafio para a democracia peruana é diminuir a corrupção nestes poderes e criar maior independência entre eles. Seqüências de ditaduras deixaram um legado de ingerências do executivo nos outros poderes. Isso dificulta a implementação e fiscalização de políticas e ações independentes e de longo prazo.

      Excluir